sexta-feira, 31 de agosto de 2012

NA MOITA

A paisagem quase primitiva das linhas de Tarsila compôem formas que lembram um desenho juvenil em um universo onírico emoldurado pela variedade da vegetação tropical.
Obra: Idílico
Autora: Tarsila do Amaral

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

MUVUCA

No século XIX, o fenômeno da busca pela prática do lazer- que tanto se popularizou no século XXI e hoje provoca lotações no saguão dos aeroportos-já era observado pelas pinceladas de Manet caracterizando a obviedade dos interesses destas sociedades que se inspiraram no limitado modo de vida burguês.
Obra: Música nas Tulheiras
Autor: Manet

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

NA LATA

Diante de composições geométricas que se modificam de acordo com o movimento de suas dobras.Nascem formas convidativas e aconchegantes que nos atraem.
Obra: Bichos
Autor: Lygia Clarck
 
 

terça-feira, 28 de agosto de 2012

BACIADA

Por um gesto , Degas nos conduz para a intimidade do banho de uma moça cujo rosto permanece no infinito de nossa imaginação.
Obra: A banheira
Autor: Degas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

CARÃO


 
Alguns artistas da Renascença tornaram-se hábeis retratistas de personagens em perfil,acentuando não só as linhas e ângulos de suas anatomias, mas também, suas elegantes vestimentas como nesta ampla e luxuosa manga destacando seus bordados em composições orgânicas.
Obra: Retrato de dama vestida de amarelo
Autor: Alesso Baldovinetti

segunda-feira, 20 de agosto de 2012


Curso de História da Arte

Por que as pessoas gostam tanto da Monalisa de Leonardo da Vinci e detestam as obras da Bienal?
Por que as mulheres de Michelangelo têm formas perfeitas e Picasso as despedaçou?
Venha entender os conceitos da história da arte e enriquecer seu repertório.
Curso com linguagem fácil , análise de obras e visitas aos museus.
telefones: 11-37215691

SOLO MARCIANO

A laboriosa composição de Dubuffet avança audaciosamente em uma nova linguagem da pintura que atravessa o caos para destruir limites e romper conceitos.
Obra: Texturologia XX
Autor: Jean Dubuffet

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

DA NOBREZA DO ANONIMATO

A alta categoria desta obra medieval não se limita apenas ao excesso de douramento que envolve a totalidade da imagem , mas também a dúvida quanto a seu autor imune a tola vulgaridade que inunda toda condição de fama.
Obra: Díptico de Witton
Autor: Anônimo

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

SÁBIA LOUCURA

Enquanto seus amigos pintores alcançavam enorme sucesso e enriqueciam o trabalho ousado da pintura de Van Goh permanecia excluído do mercado e do interesse do público.
Lamentavelmente, a torpeza daquela sociedade não permitia que se exergasse ali seu extraodinário talento e exigia -se dele , ao contrário, que se adaptasse a um limitador modelo de lucro e ordenação técnica , cujas intenções buscavam justamente romper com todos aqueles padrões.
Assim, frente a tantas pressões , o desespero que levou ao suicídio do holandês, não deve ser interpretado como ato de loucura , mas sobretudo de grande consciência de sua arte avassaladora diante da fúria da natureza e das pertubadoras relações humanas.

Obra: Estrada com ciprestes e estrelas
Autor: Vicente Van Gogh

terça-feira, 14 de agosto de 2012

SEM PÉ, NEM CABEÇA

Movido por uma primitiva selvageria institiva, toda carga dramática de Cronos, o deus do Tempo,a trucidar seu próprio filho, transforma essa pintura em um arrebatador espetáculo de teatro.
Obra: Saturno devorando seus filhos
Autor: Francisco de Goya

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

INFERNINHO

Após trágicas quedas, Toulouse-lautrec perdeu o movimento das próprias pernas , mas fazia questão de destacá-las nas prostitutas que dançavam nos cabarés parisienses.
Obra: Dança no Moulin Rouge
Autor: Toulouse -Lautrec

DOM QUIXOTE

A mão no peito deste nobre espanhol imortaliza a doce melancolia que criamos pelos cavaleiros medievais.
Obra: O cavaleiro com a mão no peito.
Autor: El Greco


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

OLHOS NOS OLHOS

Em 1500, quando os portugueses avançavam pelos oceanos para aportarem nas terras brasileiras, Dürer exibia neste auto-retrato matizes de cores no olhar que nem o mar alcança.....
Obra: Auto -Retrato com casaco de gola de pele
Autor:Albrechet Dürer