quarta-feira, 31 de outubro de 2012

HORA DO BANHO

O contraste do fundo escuro e a luz acentuada na pele da moça nos faz sentir a agradável temperatura da água que molha seu corpo.
Obra: Mulher banhando-se em um rio
Autor: Rembrandt
 

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DE PEITO ABERTO

Movido pelos temas de contexto racional em seus aspectos estético-sociais da Semana de Arte Moderna, a obra de Portinari ultrapassa pela mão de obra dos ciclos econômicos  do café e cacau, alcançando -por meio da pele morena, olhos puxados e lábios grossos -o auge da composição étnica brasileira em nossas origens.
Obra: Mestiço
Autor: Cândido Portinari

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

MUNDO FASHION

Aqui, a posição de modelo com a mão na cintura, os acessórios como o chapéu e luvas, além do longo vestido negro da moça comandam a cena como em um desfile de passarela.
Obra: Mademoiselle Lanthelme
Autor: Giovanni Boldini

NO MUNDO DA LUA

Sob os efeitos dos devaneios da leitura e os claros tons da túnica da moça que escorrega por seu ombro direito, podemos deslizar pelo brilho de seus olhos....
Obra: Moça com livro
Autor: Almeida Júnior

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

DE OLHOS BEM FECHADOS

A suavidade da expressão do delicado rosto da jovem, junto ao meticuloso estudo de luz aliado às matizes do azul do tecido que envolve seu semblante , permitiu que a Ingres adocicar uma pele que parece cintilar.....
Obra: A virgem do Véu Azul
Autor: Jean - Auguste -Dominique Ingres

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

PORTA DA ESPERANÇA

 
A extraordinária deteriorização figurativa produzida pelas mãos de Rodin- que exaltou a monumentabilidade de personagens rochosos  e maciços , mas que ao mesmo tempo, parecem estar derretando-ultrapassa os limites que vieram a reestruturar o discurso artístico da escultura até nossos dias.
Obra:A porta do Inferno
Autor: Auguste Rodin

BOCA A BOCA

 
Estudando populações primitivas, especialmente africanas, Brancusi libertou de blocos rochosos toda
carga de expressão e potencialidade de formas muito simples , na qual podemos comprovar a máxima de que, muitas vezes, "menos é mais".
Obra: O beijo
Autor: Brancusi
 
 

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

CARA OU COROA

Incluindo uma série de cabeças de bronze -descobertas na Nigéria apenas no século XX, a destreza tècnica aliada à apurada concepção estética desta peça , nos revela como hábeis artistas tribais africanos despontam na alta realeza de grandes mestres.
Obra: Cabeça de um negro, provalmente representando um rei (Oni)
Autor: Região de Ife/ Nigéria séculos XII- XIV

MINISTÉRIO DA DEFESA

Em pleno século XX, Stocking se inspira no ambiente feudal da guerra para seus inconfundíveis trabalhos de plasticidade e drama dado ao metal. Por mais que estejamos tão distantes daqueles séculos medievais, a bestialidade humana ainda vitimiza cotidiamente.
Obra: Guerreiro
Autor: Stockinger

ERA DOS EXTREMOS

Lançando mão de profundas questões conceituais junto a Arte Abstrata ," o Mundo da não representação" de Malevitch alcança o cume da simplicidade e da delicadeza em suas obras que nos suspende a uma afável catarse.

Obra: Quadrado branco sobre fundo branco Autor: Malevitch