quinta-feira, 12 de setembro de 2013

PORTA DOS FUNDOS

Obra: As meninas
Autor: Diego Velásquez
 
Além de todos os personagens da obra, Velásquez dispõe na escola do fundo, o camareiro que -raramente retratado - aponta para o espelho, que quase esquecidos, se encontram embaçados, os rostos do casal do palácio real.
 
 
 
 

terça-feira, 20 de agosto de 2013

A FAZENDA

 
OBRA:SR.E SRA . ANDREWS
AUTOR:THOMAS GAINSBOROUGH
 
Na ensolarada obra de Gainsborough do início do aproveitamento capitalista do campo motivada pelos cercamentos e métodos agrícolas modernos -como o trigo plantado em fileiras retas -o jovem casal inglês celebra seu casamento em sua próspera propriedade no século XVIII.
 
 

segunda-feira, 24 de junho de 2013

A LIBERDADE CONDUZINDO O POVO

Sabe-se que a princípio o pintor Delacroix assustou-se com as barricadas do povo em meio a Revolução Francesa , mas acabou dominado seu medo e glorificando aquela gente em uma das obras mais populares da História da Arte.
Obra: A liberdade conduzindo o povo
Autor: Delacroix
 

quarta-feira, 5 de junho de 2013

MEDALHISTA ETERNO

Motivado pela arte egípcia caracterizada pela lateralidade , o escultor ateniense Myron ultrapassou a rigidez e nos conduziu a uma idéia de movimento que enxergamos até hoje em nossos atletas olímpicos.
Obra: Discólobo
Autor: Myron

terça-feira, 28 de maio de 2013

JOGADA NOS PÉS

 
Ainda que seu tema explore a mitologia cristã -o movimento da aparição de Cristo para Maria Madalena-a carga religiosa desta obra se dilui no antropocentrismo renascentista do movimento dos corpos que incorporados a paisagem entre o mar e as casas da aldeia, expressam a dicotomia entre a imortalidade divina dele e a real natureza humana dela.
Obra: Não me toques
Autor: Ticiano

segunda-feira, 20 de maio de 2013

TUDO AO MESMO TEMPO AGORA

Diante de um século XXI marcado por disputas religiosas em Israel , lutas políticas na Síria e numerosos refugiados na Àfrica, a pintura de Segall-produzida em 1949-transpassa o tempo perfurando a assombrosa película entre o passado e o presente.
Obra: Êxodo
Autor:Lasar Segall
 

terça-feira, 7 de maio de 2013

MOVIMENTO FEMINISTA

 
Muito antes do século XX  provar, por meio de seus avanços científicos  que mulheres são , intelectualmente , tão capazes quanto homens , Liberi no XVII, trouxe nesta obra uma sagacidade feminina na qual a própria deusa do Amor toma das mãos de Cupido sua arma, que vitimiza corações , expondo seu corpo monumental e seu olhar inatingível.
obra: Venus desarmando Cupido
autor: Marco Liberi

segunda-feira, 22 de abril de 2013

NARIZ SEM PLATINA

Segundo especialistas, a monumental Esfinge que acompanha as pirâmides de Gize, não teria perdido seu nariz pela folclórica teoria de balas de canhão de Napoleão (praticado tiro ao alvo), mas pela corriqueira ação dos ventos do deserto, que unido a problemas de infiltração , mutilou seu famoso rosto milenar.
Obra: Esfinge Egípcia

segunda-feira, 15 de abril de 2013

UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL

Reproduções-Obras-de-Arte
 

Motivado pela oposição de jogo de luz claro-escuro típico do Barroco , o mestre Rembrandt faz com que sua musa Saskia nos perfure a alma com seu olhar.
Obra: Retrato de Saskia com véu
Autor: Rembrandt

segunda-feira, 8 de abril de 2013

BRINCANDO DE RODA

Diante deste quadro que é considerada uma das maiores obras-primas da História da Arte, o azul cintilante do céu, o verde chapado do solo e o laranja vibrante dos corpos nos inunda por uma  pintura que se transforma em música e pelo desejo de estender os braços e nos juntarmos a esta revolucionária ciranda cósmica de gigantes.
Obra: A Dança
Autor: Henri Matisse

segunda-feira, 1 de abril de 2013

SEM PÉ, NEM CABEÇA

Obra: O modelo vermelho
Autor: René Magrite
 
Por meio de uma representação de pés que se transformam em sapatos ou sapatos que se refazem em pés, Magrite nos leva a questionar como as relações de produção submeteram o corpo humano a rígidas estrutrações do trabalho.
 

quarta-feira, 27 de março de 2013

NO DIVÃ COM A MADAME

Além das ambiciosas guerras que marcaram seu expansionismo ao longo do sangrento Império Napoleônico , a França também experimentou , neste período, uma outra face de modo de vida europeu que inspirava a elegância, a moda e a decoração solenes, como nesta delicada obra de David, tido como o pintor preferido de Bonaparte.
Obra: Retrato de Madame Récamier
Autor:Jaques Louis David

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O ADEUS DO PAPA






OBRA: ESTUDO NÚMERO 1 DO RETRATO DE INOCÊNCIO X DE VELASQUEZ
AUTOR: FRANCIS BACON

Diferente da maioria dos artistas que retrataram os sumos sacerdotes em séculos anteriores, aqui, não
se evidencia o sacro ou o divino de natureza idealizada e sublime, ao contrário, Bacon desmitifica, desconstrói e até derrete a face do papa caracterizando a nova realidade de nosso século XX.