quarta-feira, 28 de novembro de 2012

VOANDO ALTO

 
Com a túnica transparente colando ás curvas do corpo com o vento- junto ás formas de uma mulher tomada por grandes asas abertas,os gregos personificaram o desejo da vitória.
Cogita-se que a marca Nike (vitória, em grego) dedicada a atletas e competidores teria se inspirado nesta escultura para compor seu famoso logotipo.
Obra: Vitória da Vamotrácia
Autor: Grécia, 190 A.C

terça-feira, 27 de novembro de 2012

MENINO DE RECADO

Um século antes da invenção do e-mail, Almeida Júnior-o mais brasileiro dos pintores nacionais do séculoXIX-homenageia com sua técnica e doçura os moleques que percorrriam as ruas da terra batida com seus pezinhos descalços.
Obra: Ricardo Difícil
Autor: Almeida Júnior

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

BIODIVERSIDADE II

Inundados pela iluminação do céu azul entre plantas, aves, cavalos, camelos, veados e até touros parecem festejar a grande celebração da natureza.
Obra: O Paraíso Terrestre
Autor: Roeland Jacobs Vavery

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

FESTÃO

A cultura negra e suas ricas representações religiosas alimentam as cores e formas figurativas da folclórica obra de Djanira.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

DE PLEBÉIA A IMPERATRIZ

Após assistir a um espetáculo de circo em que Teodora se apresentava, o imperador Justiniano apaixonou-se perdidamente a ponto de mudar a lei que não admitia casamento de nobres com plebeus e fez da pobre moça, imperatriz de Bizâncio.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

BELEZA PARA TODOS

Como parte indissociável da condição humana, além da beleza, traços grosseiros , linhas disformes e peles enrugadas também são evidenciadas nas representações pictóricas da arte.
Obra: Velha Grotesca
Autor: Quinter Massys

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

HORA DO BANHO

O contraste do fundo escuro e a luz acentuada na pele da moça nos faz sentir a agradável temperatura da água que molha seu corpo.
Obra: Mulher banhando-se em um rio
Autor: Rembrandt
 

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DE PEITO ABERTO

Movido pelos temas de contexto racional em seus aspectos estético-sociais da Semana de Arte Moderna, a obra de Portinari ultrapassa pela mão de obra dos ciclos econômicos  do café e cacau, alcançando -por meio da pele morena, olhos puxados e lábios grossos -o auge da composição étnica brasileira em nossas origens.
Obra: Mestiço
Autor: Cândido Portinari

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

MUNDO FASHION

Aqui, a posição de modelo com a mão na cintura, os acessórios como o chapéu e luvas, além do longo vestido negro da moça comandam a cena como em um desfile de passarela.
Obra: Mademoiselle Lanthelme
Autor: Giovanni Boldini

NO MUNDO DA LUA

Sob os efeitos dos devaneios da leitura e os claros tons da túnica da moça que escorrega por seu ombro direito, podemos deslizar pelo brilho de seus olhos....
Obra: Moça com livro
Autor: Almeida Júnior

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

DE OLHOS BEM FECHADOS

A suavidade da expressão do delicado rosto da jovem, junto ao meticuloso estudo de luz aliado às matizes do azul do tecido que envolve seu semblante , permitiu que a Ingres adocicar uma pele que parece cintilar.....
Obra: A virgem do Véu Azul
Autor: Jean - Auguste -Dominique Ingres

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

PORTA DA ESPERANÇA

 
A extraordinária deteriorização figurativa produzida pelas mãos de Rodin- que exaltou a monumentabilidade de personagens rochosos  e maciços , mas que ao mesmo tempo, parecem estar derretando-ultrapassa os limites que vieram a reestruturar o discurso artístico da escultura até nossos dias.
Obra:A porta do Inferno
Autor: Auguste Rodin

BOCA A BOCA

 
Estudando populações primitivas, especialmente africanas, Brancusi libertou de blocos rochosos toda
carga de expressão e potencialidade de formas muito simples , na qual podemos comprovar a máxima de que, muitas vezes, "menos é mais".
Obra: O beijo
Autor: Brancusi
 
 

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

CARA OU COROA

Incluindo uma série de cabeças de bronze -descobertas na Nigéria apenas no século XX, a destreza tècnica aliada à apurada concepção estética desta peça , nos revela como hábeis artistas tribais africanos despontam na alta realeza de grandes mestres.
Obra: Cabeça de um negro, provalmente representando um rei (Oni)
Autor: Região de Ife/ Nigéria séculos XII- XIV

MINISTÉRIO DA DEFESA

Em pleno século XX, Stocking se inspira no ambiente feudal da guerra para seus inconfundíveis trabalhos de plasticidade e drama dado ao metal. Por mais que estejamos tão distantes daqueles séculos medievais, a bestialidade humana ainda vitimiza cotidiamente.
Obra: Guerreiro
Autor: Stockinger

ERA DOS EXTREMOS

Lançando mão de profundas questões conceituais junto a Arte Abstrata ," o Mundo da não representação" de Malevitch alcança o cume da simplicidade e da delicadeza em suas obras que nos suspende a uma afável catarse.

Obra: Quadrado branco sobre fundo branco Autor: Malevitch

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A FILA ANDA

Nesta extraordinária pintura do Renascimento Italiano, Ticiano se inspirou na mitologia greco-romana para celebrar o momento em que Ariadne, filha do rei Minos, acabando de ser abandonada por seu amante Teseu-a quem ajudou a escapar do labirinto-recupera seu coração ao apaixonar-se por Baco-com quem se casou e a presentou com o dom da imortalidade, além de uma constelação de estrelas(representadas no canto superior e esquerdo do quadro. Obra: Baco e Ariadne
Autor: Ticiano

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

NOBREZA ATÉ O PESCOÇO

Toda a produção artística que conhecemos sempre precisou de incentivos e patrocinadores:assim surgiram os mecenas . Na Àustria , o arquiduque Alberto VII cumpriu este importante papel ao nomear Rubens, um dos principais nomes do Barroco, como o pintor oficial da corte de Bruxelas.
Obra: O arquiduque Alberto VII da àustria
Autor: Peter Paul Rubens

terça-feira, 25 de setembro de 2012

CINQUENTA TONS DE CINZA

Caracterizada pelos processos que se desdobram junto a sociedade de massa a partir do século XX, a Pop Art questiona, entre outros aspectos , os caminhos em que não só as mercadorias, mas também o próprio corpo humano foi reduzido a condição de objeto. Na eloquente obra de Richard Lisner, as diversas pigmentações e formas geométricas das anatomias compôem corpos suprarecortados-como é notável no fenônemo da atual medicina de consumo baseada em cirurgias plásticas, implantes capilares e drogas para moldar o físico e atuar a vida sexual -dos quais se extraiu sua naturalidade dando lugar a um conjunto rígido que evidencia suas desproporções , especialmente quanto ao exagero dos quadris da alegoria feminina e sua cabeça exígua coberta por longa cabeleira acinzentada. Neste cenário, manifestam-se evidentes contradições pelas quais essa sociedade de massa estabelece a valorização da autenticidade de um objeto da indústria do luxo, como denomina Marx Weber-ao mesmo tempo que não se incomoda se o seio , o nariz ou as nádegas foram produzidos pelas ténicas de um bisturi e portanto limitam-se a trágica condição de uma imitação. Em outras palavras:exige-se a legitimidade da mercadoria (por exemplo, de uma bolsa de grife),mas admite-se o postiço do próprio corpo. Na imagem, homem e mulher emoldurados por cores frias e olhares distintos, direcionados por ângulos que não se encontram , refletem os desajustes causados pela esmagadora alienação. Seus rostos perdem a identidade de suas autênticas linhas de fisionomia e mais se assemelham a máscaras e caricaturas. Dessa forma, a sujeição a este individualismo narcisita deturpa a condição do ser humano que pela visão de Merteau-Ponty ,"vai encarcerá-lo" e promove cada vez mais a inversão do papel do corpo: ao invés de manifestar-se como pelo qual alcançarmos a liberdade e o prazer , declinar-se para um calabouço de si mesmo , pelo qual sofre-se ainda mais em função da normalização das formas para o alcance do ideal de ser sempre artificialmente jovem, esbelto e dinâmico.
Obra: Couple
Autor: Richard Lindner

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

ATRÁS DA MOITA

Diante do verde exuberante da floresta surgem os corpos cintilantes das moças que se divertem na luz do sol.
Obra: As banhistas
Autor: Coubert

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

TROCANDO AS BOLAS

Retomando a memória dos mantos tupinambás e suas plumas vermelhas da ave graná, Lygia Pape relembra a guerra entre europeus e indígenas que levou ao extermínio dessa sofisticada cultura nativa. Obra; Memória Tupinambá autora: Lygia Pape

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

ROCK'N ROLL, WILL NEVER DIE

Diante da escultura de Brecheret e sua revolucionária Arte Modernista,dá até prá ouvir os contagiantes acordes do inesquecível hino de Neil Young.
Obra: Tocadora de Guitarra
                                                        Autor: Vitor Brecheret

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

MÃOZINHA NO JOELHO

As influências clássicas do século XVIII levaram Reynoldas a curiosas composições de movimentos cênicos e teatrais.
Obra: O coronel Banaste Tarleton
Autor: Joshua Reynolds

terça-feira, 11 de setembro de 2012

PARA INGLÊS VER

 
Pela fulminante concentração da luz no centro do quadro, Wright infantizava  não só os avanços de novo e desbravador universo científico como também, o próprio pioneirismo inglês que despontou pelas origens das primeiras ambições tecnológicas da Revolução Industrial.
Obra: Experiência com uma Bomba de Ar.
Autor: Joseph Wright

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

IMPOSTÔMETRO

A Europa que enriquecia o ínicio do capitalismo no século XVI também já se preocupava com a farta cobrança de impostos.
Obra:Os arrecadores de impostos
Autor: Marinus Van Reymerswaele

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

NA MOITA

A paisagem quase primitiva das linhas de Tarsila compôem formas que lembram um desenho juvenil em um universo onírico emoldurado pela variedade da vegetação tropical.
Obra: Idílico
Autora: Tarsila do Amaral

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

MUVUCA

No século XIX, o fenômeno da busca pela prática do lazer- que tanto se popularizou no século XXI e hoje provoca lotações no saguão dos aeroportos-já era observado pelas pinceladas de Manet caracterizando a obviedade dos interesses destas sociedades que se inspiraram no limitado modo de vida burguês.
Obra: Música nas Tulheiras
Autor: Manet

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

NA LATA

Diante de composições geométricas que se modificam de acordo com o movimento de suas dobras.Nascem formas convidativas e aconchegantes que nos atraem.
Obra: Bichos
Autor: Lygia Clarck
 
 

terça-feira, 28 de agosto de 2012

BACIADA

Por um gesto , Degas nos conduz para a intimidade do banho de uma moça cujo rosto permanece no infinito de nossa imaginação.
Obra: A banheira
Autor: Degas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

CARÃO


 
Alguns artistas da Renascença tornaram-se hábeis retratistas de personagens em perfil,acentuando não só as linhas e ângulos de suas anatomias, mas também, suas elegantes vestimentas como nesta ampla e luxuosa manga destacando seus bordados em composições orgânicas.
Obra: Retrato de dama vestida de amarelo
Autor: Alesso Baldovinetti

segunda-feira, 20 de agosto de 2012


Curso de História da Arte

Por que as pessoas gostam tanto da Monalisa de Leonardo da Vinci e detestam as obras da Bienal?
Por que as mulheres de Michelangelo têm formas perfeitas e Picasso as despedaçou?
Venha entender os conceitos da história da arte e enriquecer seu repertório.
Curso com linguagem fácil , análise de obras e visitas aos museus.
telefones: 11-37215691

SOLO MARCIANO

A laboriosa composição de Dubuffet avança audaciosamente em uma nova linguagem da pintura que atravessa o caos para destruir limites e romper conceitos.
Obra: Texturologia XX
Autor: Jean Dubuffet

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

DA NOBREZA DO ANONIMATO

A alta categoria desta obra medieval não se limita apenas ao excesso de douramento que envolve a totalidade da imagem , mas também a dúvida quanto a seu autor imune a tola vulgaridade que inunda toda condição de fama.
Obra: Díptico de Witton
Autor: Anônimo

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

SÁBIA LOUCURA

Enquanto seus amigos pintores alcançavam enorme sucesso e enriqueciam o trabalho ousado da pintura de Van Goh permanecia excluído do mercado e do interesse do público.
Lamentavelmente, a torpeza daquela sociedade não permitia que se exergasse ali seu extraodinário talento e exigia -se dele , ao contrário, que se adaptasse a um limitador modelo de lucro e ordenação técnica , cujas intenções buscavam justamente romper com todos aqueles padrões.
Assim, frente a tantas pressões , o desespero que levou ao suicídio do holandês, não deve ser interpretado como ato de loucura , mas sobretudo de grande consciência de sua arte avassaladora diante da fúria da natureza e das pertubadoras relações humanas.

Obra: Estrada com ciprestes e estrelas
Autor: Vicente Van Gogh

terça-feira, 14 de agosto de 2012

SEM PÉ, NEM CABEÇA

Movido por uma primitiva selvageria institiva, toda carga dramática de Cronos, o deus do Tempo,a trucidar seu próprio filho, transforma essa pintura em um arrebatador espetáculo de teatro.
Obra: Saturno devorando seus filhos
Autor: Francisco de Goya

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

INFERNINHO

Após trágicas quedas, Toulouse-lautrec perdeu o movimento das próprias pernas , mas fazia questão de destacá-las nas prostitutas que dançavam nos cabarés parisienses.
Obra: Dança no Moulin Rouge
Autor: Toulouse -Lautrec

DOM QUIXOTE

A mão no peito deste nobre espanhol imortaliza a doce melancolia que criamos pelos cavaleiros medievais.
Obra: O cavaleiro com a mão no peito.
Autor: El Greco


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

OLHOS NOS OLHOS

Em 1500, quando os portugueses avançavam pelos oceanos para aportarem nas terras brasileiras, Dürer exibia neste auto-retrato matizes de cores no olhar que nem o mar alcança.....
Obra: Auto -Retrato com casaco de gola de pele
Autor:Albrechet Dürer

quinta-feira, 26 de julho de 2012

RABO DE SAIA

A técnica impressionista na pintura encontrou nessas aulas de balé o auge do hedonismo para nossos olhos.
Autor: Degas

RASGANDO A FANTASIA

A ousadia de Lucio Fontana avança sobre as cores da tela promovendo cortes rebeldes que empolgam a desconstrução da pintura,
Autor: Lucio Fontana

quarta-feira, 4 de julho de 2012

GOL DO MALOQUEIRO


Na paisagem de Portinari, a terra vermelha vai empoeirando os pés dos moleques que correm atrás da bola.
Obra: Futebol
Autor: Portinari

COCA -COLA VERDE-AMARELA

Influenciado pelo Pop, o artista empilha latas de refrigerante que se tornou símbolo do "American way of life e desceu os trópicos para reforçar nossa dependência e submissão a cultura norte-americana.
Obra: Projeto Care (Ajuda)
autor: Nelson Leirner

quinta-feira, 21 de junho de 2012

A MÃO DE DEUS

Para Rodin, antes mesmo de terminar de esculpir toda a pedra, a finalidade artística de uma obra já poderia ser alcançada.
Obra: A mão de Deus
Autor: Auguste Rodin

terça-feira, 19 de junho de 2012

QUEBRA -PAU

Inspirado pela estética da Antiguidade , David adotou o estilo neoclássico exibindo uma destreza tão impactante  que até dá vontade de abrir a porta de casa para socorrer essas mães desesperadas.
Obra: O rapto das sabinas
Autor: Jaques-louis David

segunda-feira, 18 de junho de 2012

SUBINDO PELAS PAREDES

Na arquitetura gótica, a verticalidade de suas torres elevadas marcam o desejo de o homem pode alançar o céu.
obra: Catedral de Notre Dame

PAIXÃO DOS NAMORADOS

Pela melodia da sensualidade das linhas Canova, o desejo de amar, nos faz levitar no infinito....
Obra: Eros e Psiquê
Autor: Antonio Canova

quinta-feira, 14 de junho de 2012

AJUSTE FISCAL

No ínicio da Idade Moderna, a Europa com seus burgueses entusiasmados ao contarem seu acúmulo de moedas, inauguraram o modelo capitalista que lhes gerou a herança da violenta crise econômica que atravessam hoje.
Obra: O cambista
Autor: Quentim Massys

quarta-feira, 13 de junho de 2012

DE BOCA CHEIA

Leonardo fez a última noite de Cristo e seus doze discípulos,um entusiasmado grupo de amigos que comem, bebem e gesticulam espontaneamente . Até hoje, podemos ouvir suas vozes nas cozinhas das casas do mundo cristão.
Obra: A ùltima ceia
Autor: Leonardo da Vinci

quarta-feira, 6 de junho de 2012

SARADÃO

Por meio do Helenismo que uniu a cultura grega a oriental, encontramos este sofisticado estudo da anatomia humana aliado ao realismo e a emoção.
Obra: Laocoonte e seus filhos
Autor: Hagesandro , Atenodoro e Polidoro de Rodes

FORÇA NA PERUCA

Luís XIV foi um dos monarcas franceses que mais se preocupou com sua imagem pública e não gostava de ser retratado sem a sua famosa cabeleira postiça.
Obra: Luís XIV em traje real
autor: François Stiémart